Você Teen

voce-teen-banner-site_Prancheta 1

O Treinamento Você Teen

o-TEEN-FRIENDS-facebook
A adolescência é um período de profundas transformações. Representa um importante período de transição entre a infância e a vida adulta, também marca a fase final de desenvolvimento do ser humano para atingir a maturidade física e emocional.
Cada vez mais cedo, os jovens precisam tomar decisões a respeito do seu futuro. As escolhas se apresentam já no final do ensino fundamental, quando o adolescente tem que optar pelo ensino médio convencional, técnico ou profissionalizante. Há também a definição de cursos complementares de idiomas, informática, artes, esporte e até mesmo escolhas voltadas a viagens internacionais de intercâmbio e o vestibular.
Muitas vezes, o adolescente sente-se pressionado a atender expectativas, muitas delas conflitantes entre si, que podem divergir de seus pais ou de seus próprios desejos e intenções.
Assim, a orientação profissional ou de carreira é uma ferramenta poderosa para auxiliar este adolescente em suas decisões.

No Você Teen, os exercícios são voltados à orientação de carreira e desenvolvimento pessoal do adolescente entre 13 e 17 anos. As atividades são realizadas por meio de um projeto que ele e seu grupo (formado no treinamento) irão desenvolver. Nas simulações, os adolescentes são estimulados a fazer escolhas e a tomar atitudes profissionais, e a participar de dinâmicas que trabalham com a sua realidade e os conflitos emocionais, comuns na sua faixa etária.
Por meio de um processo que inclui atividades práticas, dinâmicas, vivências e ferramentas de análise, como o teste Perfil Teen e a avaliação comportamental Teen 360°, o adolescente trabalha seus níveis de capacidade e conhecimento, refletindo e compreendendo sua forma de agir e percebendo seu verdadeiro potencial, os recursos disponíveis e como utilizá-los para alcançar seus objetivos.
O treinamento garante de forma segura e planejada a vivência de situações e a experimentação de emoções e comportamentos que farão muita diferença
em sua vida, além de uma reflexão profunda de suas expectativas e sonhos, orientada para a conquista consciente de resultados.


Print

Teen 360º

É uma ferramenta de Avaliação Comportamental 360º (ou Feedback 360º), que avalia aspectos comportamentais do adolescente, a partir da percepção de pessoas de seu convívio diário. Ela é uma das formas mais eficientes e eficazes para apoiar o desenvolvimento humano e profissional em seu processo de autoconhecimento e planejamento de objetivos e metas pessoais.

Print

Perfil Teen

É uma ferramenta que avalia o perfil vocacional e os interesses profissionais dos jovens e adolescentes, estruturado em 10 áreas de atuação: físico-matemática, físico-química, financeira, organizacional, jurídica, comunicação, linguística, artística, educacional e biológica.
Baseado nos conceitos de Inteligências Múltiplas, direcionado às demandas atuais do mercado de trabalho e tendências para os próximos anos.


Metodologia

O VOCÊ Teen utiliza conceitos de Programação Neurolinguística, Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional, respaldados na Psicologia Cognitivo-Comportamental para a construção de suas atividades e estruturação do processo de avaliação e direcionamento vocacional, coaching de carreira e desenvolvimento pessoal.
Utilizando ainda, recursos como psicodramas, jogos corporativos e jogos cooperativos.

Conteúdos e Resultados

  • Avaliação de perfil vocacional e direcionamento de carreira profissional;

  • Identificação de postura profissional voltada ao mercado de trabalho;

  • Compreensão das emoções e sentimentos, e seus reflexos no comportamento;

  • Exercício da autonomia emocional e comportamental;

  • Estímulo à tomada de decisões assertivas;

  • Administração do tempo, reconhecimento de objetivos e metas pessoais;

  • Fortalecimento do respeito, coragem, automotivação;

  • Compreensão e visão positiva da autoridade;

  • Resgate de valores afetivos e morais junto à família e sociedade;

  • Validação do significado de existência,

  • verdades e valores;

  • Ferramentas para ressignificação de crenças limitadoras e construção de crenças possibilitadoras.