Programação Neurolinguística

pnl-programacao-neurolinguistica

Programação Neurolinguística (PNL)

É o conjunto de técnicas aplicadas sobre pensamentos, linguagem e ações, com objetivo de codificar e reproduzir a excelência nos resultados desejados. É uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana, um “manual de instruções” para a nossa mente. Para a PNL, todos nós temos recursos internos ou então podemos criá-los para alcançar aquilo que desejamos.

O que conquistamos em nossas vidas é fruto de nossos hábitos mentais. Com o passar do tempo, as pessoas têm a tendência de permitir que pensamentos e hábitos limitantes criem raízes e, de forma inconsciente, começam a acreditar que essas limitações são normais. Por meio da PNL é possível assumir o controle sobre a mente e, conscientemente, mudar pensamentos, sensações e comportamentos, que – com treino – poderão se tornar tão sistemáticos e regulares quanto os antigos.

O nome, Programação Neurolinguística, pode ser compreendido da seguinte forma:

– Programação: é a codificação da experiência. A palavra é relacionada à informática, sugerindo que nossos pensamentos, sentimentos e ações são “programas” que podem ser mudados, “reprogramados”.

– Neuro: relacionada à mente e à forma de pensar. Nosso sistema nervoso se utiliza dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – para receber estímulos, internos e externos, e traduzi-los em experiências e padrões de pensamentos e comportamentos.

– Linguística: relacionado à linguagem verbal e não-verbal que utilizamos e pelas quais somos afetados durante a organização dos nossos pensamentos e condutas.